fbpx
Noticias

Caixa faz pagamento PIS/PASEP para nascidos em Março e Abril

Trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril podem sacar, a partir desta segunda-feira, 15/04/24, o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Publicidade

Quem tem direito?

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar registrado no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias durante o ano-base considerado para a apuração, com uma média de remuneração mensal de até dois salários mínimos. Além disso, é fundamental que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é calculado de forma proporcional ao tempo em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado corresponde a um benefício de R$ 117,67, sendo que períodos iguais ou superiores a 15 dias são contados como mês completo. Assim, aqueles que trabalharam os 12 meses com carteira assinada receberão o salário mínimo integral, que é de R$ 1.412.

Publicidade
Data pagamentos PIS/PASEP 2024

Pagamento PIS/PASEP

Trabalhadores da iniciativa privada que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente em sua instituição bancária, seguindo o mês de seu nascimento.

Aqueles que não se enquadram nessa categoria receberão os valores através da poupança social digital, que pode ser acessada e movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível abrir a conta digital, o saque poderá ser efetuado utilizando o Cartão do Cidadão e a senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também seguindo o calendário de pagamento escalonado de acordo com o mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep é realizado através de crédito em conta para aqueles que são correntistas ou têm poupança no Banco do Brasil. Para os trabalhadores que não possuem conta no BB, é possível realizar a transferência por meio de TED para uma conta de sua titularidade. Esse procedimento pode ser feito nos terminais de autoatendimento, no portal online ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Publicidade

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Publicidade