Juros do cartão de crédito sobem 9,4% em março.
Após registrar quedas consecutivas nos últimos dois meses, a taxa média de juros do crédito rotativo do cartão de crédito registrou um aumento significativo de 9,4 pontos percentuais em março, alcançando a marca de 421,3% ao ano. Esses dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pelo Banco Central (BC), sediado em Brasília, por meio das Estatísticas Monetárias e de Crédito.
O crédito rotativo, com prazo de 30 dias, é utilizado pelo consumidor quando não consegue pagar integralmente o valor da fatura do cartão, resultando em um empréstimo no qual são aplicados juros sobre o saldo remanescente.
Apesar da implementação, em janeiro, da legislação que limita os juros do crédito rotativo a 100% do valor da dívida, conforme indicado pelo BC, tal medida não repercute na taxa de juros inicialmente acordada no momento da concessão do crédito. Devido ao seu alcance restrito a novos empréstimos, essa norma não teve impacto nas estatísticas de março.
Com isso, a taxa média de juros no crédito com recursos livres às pessoas físicas ficou em 53,4% aa (ao ano), um incremento de 0,8 pp no mês e diminuição de 5,2 pp em 12 meses. O acumulado do ano ja é de 421,3% acumulado em março.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/economia